Cyber Designers

CYBER DESIGNER
welcome
Ola Visitante, Seja bem vindo(a) ao Cyber Designer, esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades. Agora temos uma area para você convidado postar, sem se cadastrar, caso tenha alguma dúvida, passe lá, se encontra na parte de Área livre.
Vale também ressaltar que, Para você ter acesso aos links por ai , é necessário ser registrado, então se registre .
Se já tem uma conta no forúm,
Logue-se .


Participe do fórum, é rápido e fácil

Cyber Designers

CYBER DESIGNER
welcome
Ola Visitante, Seja bem vindo(a) ao Cyber Designer, esperamos que você goste de nosso conteudo e se torne um Membro para poder participar ainda mais de nossas atividades. Agora temos uma area para você convidado postar, sem se cadastrar, caso tenha alguma dúvida, passe lá, se encontra na parte de Área livre.
Vale também ressaltar que, Para você ter acesso aos links por ai , é necessário ser registrado, então se registre .
Se já tem uma conta no forúm,
Logue-se .

Cyber Designers

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    [#1 HTML] Se iniciando no HTML

    Conex
    Conex
    Membros
    Membros


    Sexo Sexo : Masculino
    Mensagens Mensagens : 7
     Reputação  Reputação : 1
    Inscrição Inscrição : 22/04/2013
    Idade Idade : 25
    Localização Localização : Brasil

    [#1 HTML] Se iniciando no HTML  Empty [#1 HTML] Se iniciando no HTML

    Mensagem por Conex Qua Abr 24, 2013 9:02 am


    Se iniciando no HTML

    Este meu tópico é destinado a quem não sabe programar HTML e não sabe por onde começar. Neste tutorial irei explicar o que é html e como fazer uma página em HTML. Este conteúdo e de minha autoria, pode ser compartilhado não-comercialmente com os créditos, mas não pode ser modificado.

    O que é html?

    HTML (HyperText Markup Language, que em português significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma programação que serve para desenvolver páginas da web, html é praticamente a linguagem básica da web, seu conteúdo sem complementos é inflexível. É difícil achar uma página que não utilize o HTML ou suas derivações. A linguagem foi criada por Timothy John Berners-Lee.

    O que é uma etiqueta?

    Etiqueta em português ou tag em inglês, são palavras que se iniciam com o sinal de menor ( < ) e termina com o sinal de maior ( > ). Elas são os comandos da linguagem. Todo comando deve haver uma tag de abertura e de fechamento, que são:
    Código:
    <comando> - Tag de abertura;
    </comando> - Tag de Fechamento.
    OBS: Comando seria o nome da tag, exemplo: <p></p>, <div></div> entre outras.
    OBS²: A diferença notável entre elas é que a de fechamento tem ( / ).
    Quantas tags existem? Há várias tags no HTML5, mas aqui tem uma lista de várias tags, não sei se todas estão anexadas na página.

    As tags ou o html não são um cubo mágico (se é que você me entende), assim como o cubo, quando você aprende uma vez a montar/programar fica fácil.

    Dentro das tags podem ter outras tags, mas a ordem de fechamento deve ser a mesma de abertura (não é obrigado, mas é necessário para um melhor desempe0nho). Sendo se a tag div foi aberta antes da tag p (são exemplos), a tag div só pode ser fechada se a tag p já estiver fechada. Exemplo:
    Código:
    Forma correta:
    <div><p>Texto dentro do parágrafo</p></div>

    Forma incorreta:
    <div><p>Texto dentro do parágrafo</div></p>

    Criando uma página em html

    Determinamos se a página é html ou não pela extensão do documento, colocamos .html como exemplo: (Minha página.html). Outra forma de determinar para o navegador reconhecer que aquele documento foi escrito em html é iniciar o documento com a tag
    Código:
    <html></html>
    Dentro dessa tags desenvolvemos a página.

    Não acaba aqui está seção do tutorial. Determinamos que o documento é html, mas agora precisamos desenvolver a página melhor. Após escrever a tag html, vamos escrever a tag head que seria nosso cabeçalho.

    No head colocamos algumas funções que são carregadas antes do corpo em si.
    Código:
    <html>
       <head>

       </head>   
    </html>
    OBS: No html não importa se está escrevendo na mesma linha ou não, na hora da leitura do documento, o navegador ignora os espaços e as linhas entre as tags, mas os textos (não os comandos) que escrevemos, o navegador não ignora os espaços, mas ignora as linhas, para saltar uma linha usamos o comando br que não iremos ver agora.

    É limitado o que podemos colocar no head, mas aqui irei ensinar colocar só o titulo da página. Usamos o comando title. Dentro do comando title, colocamos o titulo da página.
    Código:
    <html>
       <head>
          <title>Titulo Aqui</title>
       </head>
    </html>
    OBS: Estou pulando linhas para deixar mais organizado.

    Depois do head vem o body, tudo que fica dentro deste comando é o corpo da página e o que nós visualizamos.
    Código:
    <html>
       <head>
          <title>Titulo Aqui</title>
       </head>
       <body>
          A página
       </body>
    </html>
    Podemos também modificar as propriedades de body! Exemplo:
    Código:
    <html>
       <head>
          <title>Titulo Aqui</title>
       </head>
       <body bgcolor="black" text="white" link="white" vlink="white">
          A página
       </body>
    </html>
    bgcolor: Cor do fundo da página (background).
    text: A cor do texto da página.
    link: A cor do link da página.
    vlink: A cor do link visitado da página.
    ----Estes recursos não são compatível com o html5, foram substituídos pelo CSS, mas vou deixar para outro tutorial a mistura de html + css.
    Como cor, podemos colocar o nome da cor ou colocar o número hexadecimal.

    Algumas tags

    br: Está é uma das tags mais úteis. Serve para saltar linhas.
    Código:
    Texto na primeira linha.<br />Texto na segunda linha<br />
    O bom desta tag é que não precisamos ficar fechando ela quando utilizamos um espaço e ( / ) no final do comando dela. Mas se não utilizarmos desta maneira, será necessário fecha-la.
    font: Esta tag era útil, tinha um grande fluxo de usos, mas agora está inerte por causa do css. Ela serve para alterar a cor(color), tamanho(size) e tipo de letra(face).
    Código:
    <font color="#1c1c1c" size="4" face="Georgia">Frase 1.</font> <font color="#00b70a" size="4" face="Arial">Frase 2.</font>

    Bom é diversas tags que existem, mas eu irei colocar só estas duas. Aqui encerro este mini-tutorial de html para iniciantes. Se gostou +REP, se não gostou +REP. Comentem (:
    Créditos a Conex/Niro skype: NiroHB
    Luffy
    Luffy
    Colaborador
    Colaborador


    Sexo Sexo : Masculino
    Mensagens Mensagens : 2318
     Reputação  Reputação : 131
    Inscrição Inscrição : 23/03/2012
    Idade Idade : 25
    Localização Localização : Floripa - SC

    [#1 HTML] Se iniciando no HTML  Empty Re: [#1 HTML] Se iniciando no HTML

    Mensagem por Luffy Qua Abr 24, 2013 12:15 pm

    muito bom cara,
    bom a maioria das coisas que citou ai eu já sabia
    só n sabia da ordem correta e.e
    mt bom mesmo, esperando por próximos posts, ver se eu aprendo algo ^^
    rep+
    Conex
    Conex
    Membros
    Membros


    Sexo Sexo : Masculino
    Mensagens Mensagens : 7
     Reputação  Reputação : 1
    Inscrição Inscrição : 22/04/2013
    Idade Idade : 25
    Localização Localização : Brasil

    [#1 HTML] Se iniciando no HTML  Empty Re: [#1 HTML] Se iniciando no HTML

    Mensagem por Conex Qua Abr 24, 2013 8:50 pm

    Obrigado (:

    Normal. Eu aprendi a programar e ninguém explicou-me sobre está regrinha, isto é mais uma macete do html.

    Conteúdo patrocinado


    [#1 HTML] Se iniciando no HTML  Empty Re: [#1 HTML] Se iniciando no HTML

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 5:25 am