Se iniciando no HTML
Este meu tópico é destinado a quem não sabe programar HTML e não sabe por onde começar. Neste tutorial irei explicar o que é html e como fazer uma página em HTML. Este conteúdo e de minha autoria, pode ser compartilhado não-comercialmente com os créditos, mas não pode ser modificado.
O que é html?
HTML (HyperText Markup Language, que em português significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma programação que serve para desenvolver páginas da web, html é praticamente a linguagem básica da web, seu conteúdo sem complementos é inflexível. É difícil achar uma página que não utilize o HTML ou suas derivações. A linguagem foi criada por Timothy John Berners-Lee.
O que é uma etiqueta?
Etiqueta em português ou tag em inglês, são palavras que se iniciam com o sinal de menor ( < ) e termina com o sinal de maior ( > ). Elas são os comandos da linguagem. Todo comando deve haver uma tag de abertura e de fechamento, que são:
- Código:
<comando> - Tag de abertura;
</comando> - Tag de Fechamento.
OBS: Comando seria o nome da tag, exemplo: <p></p>, <div></div> entre outras.
OBS²: A diferença notável entre elas é que a de fechamento tem ( / ).
As tags ou o html não são um cubo mágico (se é que você me entende), assim como o cubo, quando você aprende uma vez a montar/programar fica fácil.
Dentro das tags podem ter outras tags, mas a ordem de fechamento deve ser a mesma de abertura (não é obrigado, mas é necessário para um melhor desempe0nho). Sendo se a tag div foi aberta antes da tag p (são exemplos), a tag div só pode ser fechada se a tag p já estiver fechada. Exemplo:
- Código:
Forma correta:
<div><p>Texto dentro do parágrafo</p></div>
Forma incorreta:
<div><p>Texto dentro do parágrafo</div></p>
Criando uma página em html
Determinamos se a página é html ou não pela extensão do documento, colocamos .html como exemplo: (Minha página.html). Outra forma de determinar para o navegador reconhecer que aquele documento foi escrito em html é iniciar o documento com a tag
- Código:
<html></html>
Não acaba aqui está seção do tutorial. Determinamos que o documento é html, mas agora precisamos desenvolver a página melhor. Após escrever a tag html, vamos escrever a tag head que seria nosso cabeçalho.
No head colocamos algumas funções que são carregadas antes do corpo em si.
- Código:
<html>
<head>
</head>
</html>
É limitado o que podemos colocar no head, mas aqui irei ensinar colocar só o titulo da página. Usamos o comando title. Dentro do comando title, colocamos o titulo da página.
- Código:
<html>
<head>
<title>Titulo Aqui</title>
</head>
</html>
Depois do head vem o body, tudo que fica dentro deste comando é o corpo da página e o que nós visualizamos.
- Código:
<html>
<head>
</head>
<body>
A página
</body>
</html>
- Código:
<html>
<head>
</head>
<body bgcolor="black" text="white" link="white" vlink="white">
A página
</body>
</html>
text: A cor do texto da página.
link: A cor do link da página.
vlink: A cor do link visitado da página.
----Estes recursos não são compatível com o html5, foram substituídos pelo CSS, mas vou deixar para outro tutorial a mistura de html + css.
Como cor, podemos colocar o nome da cor ou colocar o número hexadecimal.
Algumas tags
br: Está é uma das tags mais úteis. Serve para saltar linhas.
- Código:
Texto na primeira linha.<br />Texto na segunda linha<br />
font: Esta tag era útil, tinha um grande fluxo de usos, mas agora está inerte por causa do css. Ela serve para alterar a cor(color), tamanho(size) e tipo de letra(face).
- Código:
<font color="#1c1c1c" size="4" face="Georgia">Frase 1.</font> <font color="#00b70a" size="4" face="Arial">Frase 2.</font>
Bom é diversas tags que existem, mas eu irei colocar só estas duas. Aqui encerro este mini-tutorial de html para iniciantes. Se gostou +REP, se não gostou +REP. Comentem (:
Créditos a Conex/Niro skype: NiroHB